O que o ano de 2020 trouxe de aprendizado? Que hábitos devemos cultivar em 2021

O que o ano de 2020 trouxe de aprendizado? Que hábitos devemos cultivar em 2021

(Entrevista para a TV Rio Sul – 01/01/2021 – Myrian Lund)

#Educação Financeira #Planejamento Financeiro

2020 acabou e, como todo ano difícil, deixou vários aprendizados. Que em 2021 consigamos realizar as transformações! Para concretizar é preciso ação, atitude!

Vou listar alguns aprendizados que foram comentados na entrevista que eu dei para a TV Rio Sul, bem como os hábitos que precisamos incorporar à nossa rotina pós-pandemia.

  1. Ter uma reserva de emergência.

A maior parte das pessoas alega que não tem por que não sobra dinheiro. A realidade é que se ficar esperando sobrar dinheiro, nunca vai ter sua reserva. Vamos lá para a fórmula mágica de constituir a sua reserva durante o ano de 2021:

  • Volte a usar o cofrinho e todo mês leve as moedas ao banco e aplique o valor apurado.
  • Defina um percentual ou um valor do seu salário (pode ser R$ 50, R$ 100,00, outro valor) para pagar a sua reserva de emergência mensalmente e agende débito automático para o dia que o dinheiro é creditado em conta.
  • Guarde toda economia que fizer no supermercado, na farmácia, nas negociações de débitos mensais. Não deixe dinheiro parado na conta, nem na bolsa. Aplique para ficar longe dos seus olhos.

2. Negociar uma vez por ano todos os itens do seu orçamento, como aluguel, prestação escolar, planos de telefone, internet, entre outros.

Toda redução deve ser anotada e no dia do recebimento do salário ser direcionada automaticamente para alguma aplicação com liquidez diária

Necessário: definir a semana que você vai fazer isso. Se estiver com dificuldade de negociar com o atendente, anote o protocolo e utilize o site: www.consumidor.gov.br para concluir a negociação num nível de decisão mais elevado dentro da empresa

3. Fazer portabilidade de empréstimos e financiamentos

A taxa de juros da economia caiu. Se você tem empréstimos e financiamentos de longo prazo precisa rever a taxa. Você pode fazer isso no próprio banco ou fazer portabilidade para outro banco.

Você conhece cooperativas de crédito? Sicoob, Sicredi, Unicred, Cresol, Ailos, Uniprime, entre outras. É uma instituição financeira onde você é dono e cliente ao mesmo tempo, possui os mesmos produtos de um banco e costuma ter taxas de empréstimo e financiamento mais vantajosas. Vale a pena conhecer!

4. Aprender a dizer NÃO quando a decisão financeira não se encontra entre os seus planos e objetivos de vida. Aguarde 48h! Acione a razão: converse com um planejador financeiro, com alguém que você admira pela forma como conduz a vida financeira para tomar uma decisão financeira que não esteja no seu orçamento.

5. Diversificar investimentos para o médio e longo prazo.

Todos os novos hábitos devem estar lastreados em um Planejamento Financeiro.

Faça uma consulta com um Planejador Financeiro, cuide da sua saúde financeira.