Artigos

O dinheiro do salário acabou! Ainda tem contas para pagar? O que fazer? De onde resgatar?

Myrian Lund – Jul 2020

Onde buscar dinheiro para pagar as contas do mês? Esta tem sido uma questão recorrente neste momento de crise do covid-19 especialmente nas famílias que tiveram perda de renda.

Vamos contar para vocês os passos que usamos na prática, com nossa família, com nossos amigos e com nossos clientes, como planejadores financeiros.

    • UTILIZAÇÃO DE RESERVA DE EMERGÂNCIA – enfatizamos constantemente a importância de se ter uma reserva de emergência de 6 meses do seu gasto mensal, aplicada com liquidez diária, preferencialmente, no CDB/RDB (Banco) ou RDC (Cooperativa), com rendimento entre 95% a 100% do CDI. Essa reserva é específica para atender esses momentos de estresse de falta ou atraso no dinheiro a receber. Não precisa ter pena de usá-la. Se não tem reserva de emergência, dirija-se ao item a seguir.

    • RENEGOCIAÇÃO DE CONTAS E DÍVIDAS – Anotar numa planilha todos os seus gastos no mês atual e próximos meses e, em seguida, entrar em contato com todos os credores, solicitando um abono, uma redução valor a pagar no mês, em função da escassez de recursos gerada pela pandemia. Esse é um aprendizado muito importante. Como é difícil negociar! Não se acanhe com o primeiro não. Continue a negociação, mude as palavras e a abordagem e volte novamente ao credor. Muito importante é definir o que você precisa, o valor do desconto necessário para fechar as contas. Exemplo: se você precisa reduzir o aluguel em 30%, negocie inicialmente uma redução de 50% para chegar no valor desejado.

    • VENDA DE BENS E PRODUTOS QUE NÃO PRECISA – Agora é o momento de abrir armários, gavetas, cômodas, vasculhar estantes, enfim verificar tudo que pode ser colocado à venda. Mesmo em tempo de pandemias o mercado via plataforma de negociações permanece ativo. Por exemplo, meu filho vendeu um teclado de computador apple, que não funcionava, por R$ 150,00. Quem comprou? Teve até “briga” entre dois compradores que são técnicos computacionais, fazem manutenção e precisam frequentemente de teclas para substituir as que não funcionam mais.
    • EMPRÉSTIMO “PONTE” – empréstimo por um prazo curto (para pagar em 6 meses por exemplo, com uma carência adequada ao seu fluxo de caixa). O bom empréstimo, com taxa acessível, é aquele que você solicita ao seu gerente expondo: necessidade, prazo e taxa acessível. Aguardar a decisão do comitê de crédito. Se você é bom pagador receberá uma taxa mais baixa com certeza

Importante:

    • EVITAR cheque especial; aproveite para reduzir o valor que o banco disponibilizou para você e mantenha apenas um valor de segurança. Tire a tentação de perto de você.

    • NÃO pegar empréstimo em terminais eletrônicos (os famosos pré-aprovados), pois as taxas são bem mais elevadas que as negociadas com os gerentes e os comitês de crédito da Instituição Financeira.

    • NÃO use reserva de longo prazo, como Previdência Complementar, para pagar contas do dia a dia. Além de ter uma tributação elevada, pela antecipação do resgate, quando você não tiver mais condições de trabalhar, este dinheiro lhe fará muita falta.

    • Sente-se com a família, exponha a situação e ouça sugestões.