Comprar imóvel, vale a pena?

Comprar imóvel, vale a pena?

(artigo para a Jusprev em 01/02/2021)

O imóvel é um bem real, é um investimento, que vai fazer parte do seu patrimônio líquido. Portanto, imóvel é uma forma de investir, de diversificar o seu dinheiro. Ainda que a demanda por imóvel residencial tenha crescido em 2020, os preços ainda estão razoáveis, tornando o imóvel uma alternativa interessante para compor o seu portfólio.

Imóvel próprio – é interessante, importante, desde que comprado com planejamento, observando-se o local desejado e a perspectiva familiar futura. Caso pretenda se mudar de cidade, de país, o imóvel pode ser um peso e atrapalhe os seus planos.  Não adianta comprar qualquer imóvel, só para ter um lugar para morar, e se arrepender depois. Trata-se de um bem de preço elevado, sem liquidez, renda variável (o preço pode estar mais alto ou mais baixo), tem despesas (condomínio e manutenção) e as prestações iniciais de um financiamento imobiliário são elevadas.

Ponto favorável – hoje são muitas as instituições que oferecem crédito imobiliário, inclusive as cooperativas de crédito, o que permite pesquisa e negociação de taxa. 

Ponto desfavorável – juros pagos por muitos anos tornam o preço do imóvel bastante elevado. Para mitigar esse efeito, recomenda-se, sempre que possível, realizar amortizações reduzindo o prazo de financiamento. Evite usar dinheiro para reduzir prestação; essa alternativa só deve ser usada em períodos excepcionais de queda de renda familiar.

Imóvel para aluguel – comprar imóvel para alugar pode ser uma boa alternativa para quem tem dificuldade de juntar dinheiro, mas consegue pagar as prestações de um financiamento em dia.  Escolha bem o local, de fácil acesso e boa infraestrutura em volta.

Ponto favorável – ter a garantia de um patrimônio para a aposentadoria, que gera renda com o aluguel ou que pode ser vendido, se necessário.

Ponto desfavorável – lidar com a vacância do imóvel, o que gera custo ao proprietário, além da necessidade de manutenção periódica. Para mitigar este efeito é possível, atualmente, investir, a partir de R$ 100,00/cota, em fundos imobiliários, com vários imóveis, que contam com um administrador, onde você não se preocupa com o dia a dia e, ainda, recebe uma renda mensal isenta de imposto de renda.

Construa o seu futuro com decisões conscientes!