Artigos

Planejamento Financeiro para 2021

Myrian Lund – Dez 2020

Estamos chegando ao final de 2020, um ano atípico, de muitos desafios e aprendizados. No orçamento familiar, acredito que uma grande mensagem tenha sido: “o menos é mais”. Algumas famílias perderam emprego e tiveram que se virar com o auxílio emergencial e a escassez de recursos. Outras, que continuaram com suas rendas intactas, perceberam, por conta do isolamento social, que podiam economizar e gastar muito menos.

O que podemos tirar de bom para as novas finanças no ano de 2021? Qual será ou qual pode ser o Novo Normal das nossas finanças pessoais? Temos duas escolhas: ficarmos no viés do status quo, da procrastinação ou sermos protagonistas da nossa história!

Se você quer transformar a sua vida financeira em busca de uma crescente e melhor qualidade de vida, as dicas abaixo podem ajudar bastante na direção à uma independência financeira, com trabalho e felicidade integrados.

    1. Relacione os sonhos e objetivos de vida para o curto prazo (até um ano), médio prazo (um a cinco anos) e longo prazo (acima de 5 anos). Compartilhe com a família, ouça sugestões e priorize os planos anotados para cada prazo.

    2. Agora vamos para a planilha analisar a situação atual.

      1. Podemos aumentar a renda? Como? Discuta em família. Convoque uma reunião familiar, tal qual fazemos no nosso trabalho. Ouça mais do que fale!

      2. E quanto as despesas, o que pode ser eliminado? Reduzido? Transformado? Acate as sugestões, incluindo as opiniões das crianças. Quem vai ser o fiscal dos itens escolhidos para serem modificados?

      3. O que temos dentro de casa que não usamos mais e pode ser vendido? Faça uma relação, definam um preço base para anunciar em site específico de venda de produtos.

    3. Agora é o momento de fazer a projeção de receitas e despesas para os próximos 12 meses. Por quê? Temos entradas e saídas que não acontecem mensalmente, mas em meses específicos e precisam ser relacionados no momento que vai ocorrer. Exemplo de receita: 13º, férias, bônus, restituição de Imposto de Renda.  Exemplo de despesa: IPTU, IPVA, seguros, dentista, material escolar, presentes para os membros da família nas datas de aniversário, presentes de Natal, entre outros.

    4. Feito isso, agora você consegue avaliar a sua capacidade de poupança mensal e anual. Quanto consigo economizar a cada mês? Repare que em alguns meses mais e em outros menos, por conta das receitas e/ou despesas esporádicas. Agora, some os resultados mensais e terá a capacidade de poupança anual.

    5. Agora é o momento de organizar os investimentos. Você vai ver que é possível sobrar dinheiro, é possível poupar e investir. Mas tem um segredo que precisa ser seguido: ao receber o salário do mês, neste mesmo dia, guarde exatamente o que a sua planilha indicou como poupança para aquele mês. Se deixar para fazer no final do mês, não vai sobrar dinheiro.

    6. Agora é o momento da arte de investir: você precisa ter três reservas:

      1. Reserva de emergência – aplicada em produtos com liquidez de diária; o mais indicado é o RDC na cooperativa de crédito

      2. Reserva para os sonhos – você pode escolher produto com rendimento melhor se souber a data que vai usar, pois poderá abrir mão da liquidez diária

      3. Reserva para a aposentadoria – esta reserva deve ser construída com produtos que rendam acima da inflação, o que hoje é um desafio para o brasileiro. Pode ser: tesouro IPCA+, Previdência complementar cuja carteira busque ganho real (acima da inflação), fundos imobiliários (que proporciona uma renda mensal isenta de imposto de renda), uma pequena aplicação em ações e/ou fundo de ações. Enfim, a alternativa, ou melhor, alternativas, devem respeitar o seu perfil de investidor: conservador, moderado, arrojado ou agressivo. Você conhece o seu perfil? Já fez o teste de Análise do Perfil do Investidor?

Com essa disposição, o sucesso financeiro é garantido no médio e longo prazo. Que tal, vamos começar a dar um rumo para o dinheiro, para o que é importante para você e sua família, e construir o futuro que deseja? Lembre-se: “Quem planeja tem futuro, quem não se planeja, tem destino”!(Planejar)