Artigos

Está enrolado com as Finanças? Quer sair do endividamento? Conheça as 5 dicas de ouro

Myrian Lund – Out 2020

  1. Faça a sua planilha de Receitas e Despesas para o mês atual e os próximos meses (com o objetivo de consideras as despesas que só ocorrem em determinados momentos) e avalie a sua capacidade de pagamento de prestações mensais. Ao negociar com o Banco, tenha sempre essa planilha em mãos. É importante que a prestação caiba no seu bolso. O próprio gerente pode lhe ajudar a revisar o seu orçamento e dar sugestões do que pode ser feito.

  2. Antes de fazer um empréstimo, pesquise na internet as taxas referências. Hoje temos muitas fintechs e bancos digitais que ajudam você nesse processo, porque lhe querem como cliente.

  3. Se já tem dívida e acha que a sua taxa está alta, procure a instituição e peça para renegociar o contrato. Não sendo possível, procure outra instituição e informe que deseja fazer portabilidade. A portabilidade pode ser de financiamento imobiliário, financiamento de automóvel, crédito consignado ou crédito pessoal. A vantagem da portabilidade é que são consideradas as mesmas condições referentes ao número de parcelas, o que permite a você comparar com a prestação que está pagando hoje.

  4. Da mesma forma que numa empresa pedimos 3 cotações antes de fechar um serviço, leve este procedimento para a sua vida pessoal. Consulte o mercado via internet, outras instituições, isto vai lhe permitir fechar operações de crédito sempre com boas taxas. Mas, lembre-se, você precisa de tempo, de aproximadamente uma semana, para fazer a pesquisa e escolher a Instituição.

  5. Evite fechar créditos fáceis e automáticos, como pré-aprovado no aplicativo, empréstimos no caixa eletrônico, parcelamento automático do cartão de crédito. As taxas são exorbitantes, ou seja, super, super caras. Opte SEMPRE por solicitar o crédito diretamente ao seu gerente, levando as seguintes informações para conseguir a taxa mais baixa possível: a) valor desejado; b) objetivo do empréstimo e c) como pretende pagar, de onde vai sair o dinheiro para as prestações (mostre a planilha). Isso vai ajudar o gerente na defesa do seu empréstimo!

Não perca tempo! Seja protagonista da sua vida financeira!