Artigos

Cuidados no retorno às atividades pós-pandemia

Myrian Lund – Jul 2020

Na vida podemos tirar aprendizados de todas as situações que passamos. Como corona vírus não é diferente. Afinal, quatro meses de isolamento social muda a rotina de qualquer pessoa, de qualquer família. As prioridades, os desejos e até mesmo os valores foram questionados. Convivência forçada, sem escolhas próprias, trouxe sentimentos os mais variados: do prazeroso ao estresse total.

E quanto ao dinheiro, o que foi possível observar? Sua família teve redução de renda? Você tinha reserva de emergência? Não teve redução de renda e ainda conseguiu economizar?  O que observou com relação às suas despesas mensais, antes e durante a crise? O que lhe chamou mais atenção?

Três cuidados para as famílias que perderam renda.

    • NEGOCIAÇÃO – Renegociar todas as contas (aluguel, escola, planos de internet/telefone/tv a cabo, empréstimos não consignados postergando por mais 3 meses). Até setembro você poderá adiar empréstimos não consignados e financiamentos imobiliários.

    • CRIATIVIDADE – Verificar o que tem em casa que pode ser vendido para gerar dinheiro. Anuncie nos canais de venda. Esses aplicativos estão super ativos. Troque produtos e serviços (economia solidária). Não usar dinheiro da Previdência Complementar, pois é a garantia do seu futuro quando não tiver mais condições de trabalhar. Para o familiar que perdeu emprego, sugerir que ligue para todos os contatos pedindo para lhe avisar se souber de alguma colocação na sua área de interesse. Necessário estar presente para ser lembrado.

    • FOCO NAS CONTAS ESSENCIAIS – Iniciar uma reserva de emergência com toda e qualquer economia; lembre-se que você pode fazer investimentos a partir de R$ 30,00. Sua prioridade é manter o pagamento das despesas essenciais em dia.

Três cuidados para as famílias que economizaram durante a pandemia.

    • OBJETIVOS DE VIDA – Faça a planilha dos sonhos e objetivos de vida junto com a família. O que você quer construir hoje e no futuro?

    • MUDANÇA DE HÁBITOS – Anote as alterações que pretende fazer, como por exemplo, jantar em um bom restaurante apenas uma vez por semana, controlar o uso de aplicativos de transporte, e tudo que você fazia e verificou que pode mudar.

    • ESTUDAR INVESTIMENTOS – Realizar investimentos de acordo como horizonte de tempo e análise do seu perfil de investidor. É hora de estudar como investir melhor para o médio e longo prazo. Seja protagonista da sua história financeira.